.

domingo, 18 de janeiro de 2009

ALGUMAS PARTICIPAÇÕES DE AFONSO ESTEBANEZ:

Foi proclamado finalista nos 1º, 2º e 3º Torneios Nacionais da Poesia Falada (1968/1969/1970), patrocinados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Educação e Cultura e respectivo Departamento de Difusão Cultural, concorrendo com obras como “Contagem Regressiva”, “O Astronauta” e “Livro de Viagem ou do Depoimento”, esta última (3º TNPF) vetada por agentes do serviço de censura da Delegacia de Ordem Política e Social (DPS) na madrugada de 15 de dezembro de 1970, pouco antes de sua apresentação nacional pela Rede Globo no palco do Teatro Municipal de Niterói/RJ (Diário de Notícias, ed. de 16/12/1970, in Coluna do RJ).

Foi vencedor do Primeiro Concurso Estadual de Poesia do Advogado Fluminense (1987) com o poema de crítica social “Canto de Abrição”, seguido por destacados nomes da literatura brasileira como Estanislau Fragoso Batista, Elio Monnerat Sólon de Pontes, Emil de Castro, Ennio Quintanilha Sanches e Alaôr Eduardo Scisínio (in Primeira Antologia Poética dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, Ed. OAB/RJ, Subseção Niterói, Celu Editora Ltda, 1988, 268 pags).

Em julho de 2007, concorrendo com o poema “O Último Dia de Trabalho do Pôr-do-Sol no Mar” e com a crônica “Trabalho como Escrevente de Pequenos Príncipes”, venceu o Primeiro Concurso Interno de Literatura do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT- Rio), nas duas categorias (prosa e verso), com premiação em obras literárias famosas oferecidas pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home