.

sábado, 27 de dezembro de 2008

QUEM É ARY PEÇANHA


O VENDEDOR DE SONHOS

(UMA HISTÓRIA, UMA LIÇÃO DE VIDA)

POR BÁRBARA PEREZ

Ary Peçanha vendeu sonhos literalmente, nos campos de futebol em itaóca quando criança. Esse menino nasceu em onzede agosto de mil novecentos e sessenta e quatro em pleno golpe militar. Nasceu na própria casa(casa de estuque) com a parteira Indalina, num paraíso chamado praia de Itaóca em Itapemirim Espírito Santo. Filho de Ermita e Baldoíno.Mãe cancioneiro descendente de índio com português(Magalhães) e pai tocador de violão e cantador descendente de italianos(Peçanha),pai pescador já falecido.Estudou no colégio de itaóca e aos seis anos fez seu primeiro poema com o nome de:"aroeira" um poeminha de criança mesmo que fala de sabiá,arapucas,rolinhas,camaleões e estilingue. Nesta idade foi coroinha da igreja São Sebastião e participava carregando a cruz da via- sacra. Aprendeu a tocar violão com seu pai observando-o e também com pedreiros que vinham de cachoeiro para construir casas de veranistas. De família humilde tocava músicas em um pedaço de tábua com nylon de pescar que seu pai fazia. Fundou o primeiro grupo jovem da igreja de itaóca chamado servo do senhor, título de uma de suas canções. Conseguiu comprar seu primeiro violão com metade do dinheiro dado pela sua mãe e a outra vendendo sonhos, cocada e por aí vai. Aos treze anos já participava de festivais de músicas sacras e regionais, (na igreja hoje de itaóca, ainda tem seus troféus).
Desde pequenino sonhava em ser médico. A primeira música a ouvir e que lhe abriu o gosto pelas artes, melhor dizendo: acordou o gene artístico, além das canções do Roberto foi o disco compacto na época do milton que trazia travessia, e do outro lado fé cega faca molada, encantou-se pelo arranjo dessa última e fugiu pra cachoeiro, para estudar, e também de seus versos com rima,música com mesmo refrão em dois tempos.Começou realmente a escrever o que vinha na cabeça.Em Cachoeiro estudou no Liceu Muniz Freire o segundo grau depois de ter passado até os dezessete anos pelo colégio Domingos Martins em Marataízes.Ganhou muitos trabalhos em feiras de ciências e simpósios de poesias.Morou no Coronel Borges em Cachoeiro aos dezessete anos onde imprimiu umas cem poesias no ponto de encontro(centro) e entrou na rádio cachoeiro sendo limpador de vinis,passou a técnico de som e depois locutor com o programa de domingo e jornal de integração dos municípios.Estudou ainda no colégio Jesus Cristo Rei onde fez o cursinho pré- vestibular.Trabalhava no antigo INPS como auxiliar de enfermagem e fez enfermagem na escola Marat. Ghandi concluiu o curso e foi estudar em vitória. Manteve escrevendo poemas, lançando seu primeiro livro aos vinte anos intitulado POESIAS DE ARY PEÇANHA. Tocava em casas noturnas e eventos, ganhou festivais de música em Pinheiro ES, alegre, com as músicas respectivamente Garoto Palhaço e Violeiro, poeta e cantor. Em vitória foi secretário parlamentar na assembléia legislativa do ES, Assessor de bancada do PDT, Estudou Música por seis anos e virou músico profissional com registro na Ordem dos Músicos do Brasil. Lançou mais dois livros nesta época. São incontáveis a quantidade de crônicas, poemas e músicas feita por este autor. Fez shows em vitória: teatro Carmélia BLÁ BLÁ BRASIL, Carlos Gomes.
Juntou-se a Sérgio Bittencourt, excelente músico compositor fez mais de quatrocentas canções. Lançou seu primeiro CD NAVEGAR com canções próprias e com parcerias. Concluiu o curso de MEDICINA faculdade de medicina de campos RJ, foi diretor do DALS desta faculdade, participou de simpósios em poesias, foi professor nesta época de botânica em cursinhos pré-vestibular, fisiologia e anatomia. No Rio de Janeiro lançou seu segundo CD SAUDADES DE UM VIOLEIRO. Aspirante a Oficial do Exército(primeiro regimento carro e combate) depois Tenente do Exército Policlínica Militar da Praia Vermelha. Concluiu pós de Cardiologia, Medicina Militar exercendo esta última Europa e África. Cursos ainda em Reumatologia, eletrocardiografia, ecocardiográfica dentre outros.Escreveu para jornais,crônicas e páginas culturais.Casado com Dra. Carla Amorim Neuropediatra três filhos Isaac(carioca),Pedro "canela verde" (quem nasce em vila velha) e rebecca(Vitória ES).Atualmente lança em janeiro seu CD VALE DO SOL,está escrevendo os romances:ODLAIRA E ARIALDO e o GUIA.Somando em músicas são mais de 800 canções, e poemas incontáveis(muita coisa boa e também muita coisa ruim)Mora atualmente na cidade saúde Guarapari,exerce a medicina clinica geral e cardiologia,fundou a Climed com mais dois sócios,trabalha em hospitais,escreve crônicas,poemas,músicas e mandando ver no livro O VENDEDOR DE SONHOS.Ele ainda quer mais.
Seu site é www.ary-pecanha.com.br,email é:ary_pecanha@hotmail.com, página do Orkut ary-pecanha@hotmail.com.O site em construção terá páginas de poesia,filosofia,música e etc.a comunidade é A ARTE DE ARY PECANHA.

2 Comentários:

  • falar desse ser humano requer um certo cuidado com a palavra, ou simplesmente dizer que tomado de tanto conhecimento e cultura,mas diante de sua simplória vida e parceria com o ser humano, basta apenas dizer que:DR. ARY VC NASCEU POETA, E OS POETAS BROTAM DO CHÃO NU, POR ISSO SÃO DESPIDOS DE HOPICRISIAS E MATERIAS, VIVEM DESPIDOS LITERALMENTE E FELIZES DENTRO DA SIMPLICIDADE E ALHEIOS AS BENS!ASSIM O É!MOÇO!

    Por Blogger Escritora Bárbara Pérez., às 28 de dezembro de 2008 às 03:41  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Dra Sandra R S Amaral, às 31 de janeiro de 2010 às 04:20  

Postar um comentário

<< Home