.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sinópse do livro: “UMA ROSA DO DESERTO :WAL PUGLIESE

A obra trata de uma estória passada no Marrocos, numa tribo do deserto do Saara, próxima de Marrakech, chamada Aldrar. A trama se desenrola entre os anos de 1.950 e 1.962.
Naquela época o país era protetorado pela França, e iniciava-se a construção de um aqueduto que levaria água e benefícios àquele povo e às tribos de arredores. Um grupo de engenheiros franceses se desloca ao lugar, e o coordenador dessa empreitada, o sr. Albert, viaja em companhia de sua filha Mayla, que é desenhista e fascinada pelo deserto.
Em contato com esse grupo, a tribo muda sua rotina, e Mayla é a principal personagem que provoca as mais diversas transformações, sobretudo entre as crianças daquele povoado.
O amor entre a francesa Mayla e o Sheik Omar, líder da aldeia Aldrar, desabrocha-se logo no início de sua chegada, intensificando-se entre uma aventura e outra. Porém, esse amor será testado de várias maneiras; não apenas pelos planos arquitetados por Marcel (um dos engenheiros e rival de Omar), mas também pelas tradições e culturas que envolvem e conduzem aquele povo numa fé singular.
Mayla é uma pessoa sensível e deveras emancipada, pois através de sua dedicação e temperamento extrovertido, faz descortinar, entre aquelas crianças, novos conhecimentos e um mundo de idéias inusitadas nunca antes sonhadas por elas.
A estada dos estrangeiros na tribo, principalmente do envolvimento de Mayla com os árabes, modifica a rotina, abala os sentimentos, faz aflorar o preconceito entre raças, gerando conflitos conceituais das idéias apreendidas desde nossa origem.
A rivalidade antiga entre as aldeias Aldrar e Sahkra (uma aldeia berbere), mostra-nos as divergências e ramificações religiosas que há entre os homens do deserto, onde as dissensões de suas crenças os conduzem a desentendimentos e confrontos entre si.
São detectadas as divergências culturais e de costumes que há entre os povos e países (França e Marrocos). Mas a presença de Mayla, através de sua sensibilidade e espiritualidade, contribui essencialmente para um despertar profundo das realidades vivenciadas, conceitos e encantos da vida, evidenciando àquele povo, a importância e o verdadeiro sentimento que move o Universo: o amor.
Esse romance mostra o poder que o sentimento de amor carrega, quando envolve realmente certas pessoas que o desejam cultivar, denotando, em todos os sentidos, a milagrosa transformação que surge e rompe barreiras, alentando os corações.
A estória se envereda por entre os campos do ciúme, traição e rancores, onde o palco principal é o deserto, com suas paisagens diversas, seus mistérios profundos e uma magia que atrai, alicia, seduz.
Os costumes, rituais, iguarias, vestuários do lugar e daquele tempo, vêm colorir e conduzir o leitor a caminhos inusitados, por uma terra inóspita e singular, onde nas areias adustas ficaram marcadas as pegadas de um grande e intenso amor. A estória revela que os testes da vida colocam-nos situações que, por vezes, não estamos dispostos a enfrentar, mas os caminhos se evidenciam à nossa frente, obrigando-nos a uma posição mais consciente perante a vida.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home