.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

BRUNO CANDÉAS


BRUNO CANDÉAS nasceu em Campina Grande/PB.Morou em Belém/PA,Taguatinga/DF e Rio de janeiro/RJ. Atualmente vive em Recife/PEPUBLICOU:Poeta nu na alcova (2002), Filé 1,99 (com Malungo -2003), a Trégua dos ditadores (cordel -2004),Férias do gueto (2005), Indigestual (2007)ANTOLOGIAS:Painel brasileiro de novos talentos/RJ, Livro de ouro da poesia brasileira /RJ ,Palavras que falam/SP, Best seller 2006/SP, Antologia del'secchi/RJ,Margens do atlântico/PR, Marginal recife III/PE, antologia komedi/SPAntologia de poetas brasileiros contemporâneos/RJ,Uma história no seu tempo/SP, 1ª Antologia Momento Lítero cultural/ROManhãs/SP, Antologia poética/BA, Antologia poetas@independentes/PECOLABOROU:pense aqui/ SP, a goiaba/RJ, ação poesia/SP, intervalo/RJ, o literário/RJ,entreamigos/RS, feridas abertas/PA, leiamigos/RJ, ½ café/SC, a cigarra/SP,panorama da palavra/RJ, nozarte/RJ, caos/PE, quadrinhos independentes/MG,alcancarfi/PI, zineira/PE, talentos/RS, literatura e arte/ES, urtiga/SC, inde/BAdivirta-se/PE, boca suja/SP, jaula/SP, meiotom/RJ, varejo sortido/AL,curta poema/RJ,óvni/PE, o capital/SE,poesia descalça/PE,chalopa/PE,arrepio/MG, lítero pessimista/PE, arreia/SP, yê/PE, poetrix/RJ, radar/PR,esclerose/SP, cabeça de rato/PE, pedestal/SE, mosh/SP, humanofobia/BA,garimpo/BA, alternativa/RJ,fécum/RJ, alternaquia/SP, escritos/SP,estigma/DF, versos livres/SP, sirrose/AM, cartum/SC, Cinform/SE,Correio do sul/MG, Folha de pernambuco/PE, Alto madeira/RO,Diário de pernambuco/PE, Sul brasil/SC, Jornal de paraíba/PB,+1 zine/RS, Jornal do commércio/PE, antezine-se/PE, bio electric/PEA verdade/PE, Tom zine/MG, Nova mente/RO, estro/DFVerbo21/BA, Correio das artes/PB, Poetas do Brasil/RSNão funciona/SP, Balela/PR PUBLICAÇÕES NO EXTERIOR:Ala de cuervo/ venezuela, Boek 861/ espanha, Il convívio/ itália,Isla negra/argentina, La movida/colômbia, Avión de papel/espanhaIsola nera/ itália, Libros y letras/ colômbia, Libros libres/ chile,El recreo/ espanha, Helice poesie/ frança, Vuelta de tuerca/ colômbiaOokee/ espanha, Pliegos de opinión/ espanha, Poegía/ espanhaAnnlea/ espanha, Café berlín/ alemanha, Poetas del mundo/chileAl margem/espanha, Revue d'art et de literature/frança, Andar 21/méxicoRemolinos/ peru, Diez dedos/colômbia, Las filigranas de perder/ colômbiaLa plaza humana/andaluzia, UBU/ bélgicaTRABALHOS INÉDITOS:Teatrauma (terceiro livro da trilogia de ruptura), Aves do Além,Santificado Seja o Vosso Passo (poemas fetichistas)****Membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras/ES*Cônsul (Z-C Recife) em Poetas del Mundo/Chile*Co-fundador do alternativo cultural “DE CARA com a poesia” (PE/2002)



POEMAS


O estilo

traz malícia

e almalícita


vem co'as

verdades

q ardem

e violam


co'as

mentiras

q atiram

e matam


com a

peçonha

das noites

q não

se sonha


respingos

d tudo

q deixamos

mudo


Bruno Candéas


(***)
o ser
substância
se mistura
com a terra
se une ao
cromossomo
se adequa
aos desníveis
nos burla
nos empurra
nos penetra
prolifera
danifica
o q somos
soma-se
aos desgostos
nos habita
nos limita
Bruno Candéas
(***)
acreditei q fossem
d carinho
mas são mãos
d guerra
não estão
sujas d morte
mas engrandecem
o ciúme

não jogam
contra a sorte

mas colecionam
o perfume
Bruno Candéas

4 Comentários:

  • sandra, obrigado pelo carinho
    parabens pelo otimo trabalho de garimpagem - claudia gonçalves é maravilhosa, muito boa sua escolha
    beijos - bruno candéas

    Por Blogger Bruno Candéas, às 10 de janeiro de 2008 às 09:16  

  • Sandra, muito bom ver Bruno Candéas aqui!
    Um grande poeta, adoro ler tudo dele!!
    Parabéns, querida.

    Beijos.

    Por Blogger Cláudia Gonçalves, às 11 de janeiro de 2008 às 05:00  

  • Candéas em dois pontos, se me permite?
    O primeiro, o poeta:vate de versos curtos, conheço-o um pouco, admiro sua obra, sobretudo o pelejar. Um dos melhores de pernambuco que já conheci.
    O segundo, o editor: aprecio até hoje de cara com a poesia,co-autoria, e "Boi Tronxo", publicação impressa que deixou de circular logo ao segundo número(pelo menos por aqui, pelo Piauí).
    Tenho Candéas como bardo ultra sensível, embora aja, vez por outra, de forma ríspida, em seus versos que, diga-se, eu muito os aprecio. Meu caro Candéas,Alcancarfi continua no mesmo endereço...Havendo tempo, visite: Alcancarfi2009.meublog.org/
    Um abraço, poeta!!!

    Por Blogger Renneé Cardoso Fontenele, às 29 de agosto de 2009 às 18:13  

  • Na condição da escrita eu posso formar,informar e confrontar-lhes, que aviltes como abutres estão vocês no ato insano de deplorar inocentes. Grupos financeiros investem massivamente para formas inauditas, assim como moscas dejetam seus ovos e proliferam. Assim é a condição que alcançam. Não sou Truman e louca é vossa puta pariente, ostentores do crime. "Salve a professorinha" sai de baixo com canguru perneta - kamassutra- e porra t/b nas narinas de meus filhos ainda pequeninos. A calúnia bem montada para encobrir crime de curra com hipnose e biochips. Décadas de vidas roubadas sob olhos espectantes dos cúmplices sodômicos. Bota a sua de boneca/robô do sexo, megera domada. Figuras cujo o rejeito iniciado com pais que exacerbam ao mundo o fanatismo e culpam. Gritos rompem o silencio dos sujeitos para farsa maldita refletindo em desgraça a todos que tenham nossa carne e vida invadido. Não gostou, processa;pois se lícito fosse tal neuro-programação, outras casas aqui e no mundo também somariam. Tivessem a sensibilidade que as letras impulsionam perceberiam a trajetória referida. Condenam vidas não vividas, apenas roteiro dirigidas. Toma na carne a remissão que dá lucro a tantos e tira como ferida da boca de meus filhos. Transfigurem suas mortalhas, saiba que nunca desisti e sempre absoluta eu dou lição. Não faz ideia de quantos vão além dessa nação. Fracos, fracassados, fragilizados são seus egos deslocando-se ao chão. Todas as técnicas das palavras versadas e conversadas de vocês são obsessão. Raios que estendidos encontro e assombro-lhes em maldição: carta marcada na mesa aponta vossa direção. De um extremo ao ponto zero a reta segue sua direção tem longa extensão o retorno de quem observa é justa reparação. Que seja em vossa casa, carne e sangue a desobsessão. Não perdoo nada nem ninguém, sofram o mal que nos condenam o show da sua armada, visto que sua vida é ilusão. Mulher currada que tem seus filhos violentados então, não tem vontade na vida de abrir pernas para nenhum bicho,não. Dá forçado suas intimidades, dos teus filhos para manhã, tarde, noite e madrugada no sacrifício de orgia que avó vidente -com cabelos, unhas e dentes ofertou- para a rede globo de televisão e demais emissoras. São13 anos que roubam do estado usando meu nome para impedir desenvolvimento de minhas finanças. Quanta mentira vocês criam e comprometem minha vida. Quase meio século de curra,0800 por macacos,pb e descentes ricos e marginais.Só p q o papa come criança. Assim como meus filhos sofro abuso desde criança. Mostra o que teem contra mim, se é prova eu quero ver, cambada de criminosos.Malditos sejam.

    Por Blogger celia os, às 31 de dezembro de 2011 às 16:34  

Postar um comentário

<< Home